HISTÓRIA

 

  O Clube Académico das Gândaras, Recreativo e Cultural, sedeado na freguesia das Gândaras, concelho da Lousã, foi fundado no ano de 1957 e registado no ano seguinte como uma associação de cariz desportivo.

  Assumiu a denominação de utilidade pública no ano de 1999. Posteriormente, no ano de 2001, foi decidido em reunião de Assembleia Geral a alteração dos seus estatutos, nomeadamente para Instituição Particular de Solidariedade Social. No entanto, este processo sofreu alguns retrocessos com a tomada de posse de novos Corpos Gerentes, tendo sido retomado no ano de 2004, com entrada de nova Direcção.

  Visava o desenvolvimento de todos os desportos em geral e, em especial, o futebol. Para além da educação física dos seus associados, promovendo o seu recreio e cultura, o Clube pretendia ainda, por deliberação da Assembleia Geral, assumir ou apoiar iniciativas de interesse local.

  Actualmente assume a denominação de Clube Académico das Gândaras, Recreativo, Cultural e Social, configurando-se também  como uma associação de intervenção comunitária na freguesia das Gândaras, cujo objectivo transcrito em estatutos aprovados em Assembleia Geral, é de natureza de solidariedade social, visando o apoio à infância, juventude, idosos, família, população activa e comunidade, deficientes e população desfavorecida, mantendo também a prática desportiva, nomeadamente o futebol e a educação física.


 

Manuel Vaz, o fundador